ESTAMOS TODOS ERRADOS

Thais Makino no campeonato paulista de 2006. Foto: Alê Silva

Thais Makino no campeonato paulista de 2006. Foto: Alê Silva

Já fui atleta e participei de dezenas de campeonatos… Reclamei em muitos deles.

Já fui rout-setter, juiz, segurador, fiscal e voluntário em outro monte… Reclamaram de mim.

Já fui organizador e sou atualmente Vice-Presidente da APEE (Associação Paulista de Escalada Esportiva), pelo menos até esta quarta-feira (27/11/2013), quando teremos a assembleia final para dissociação e encerramento da entidade. Este ano de 2013 ficará marcado pela inexistência de um Campeonato Brasileiro, pelo encerramento da APEE, pela desfiliação da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) do IFSC (International Federation of Sport Climbing). Ou seja, não tivemos competições nacionais, fechamos a entidade esportiva do maior estado brasileiro e terminamos desatando o nó que nos unia ao órgão máximo do esporte lá fora! Que ano hein?

Pois é, mas de quem é a culpa?

Ah, a culpa é dos atletas! Sempre eles, chatos, reclamões, mãos de vaca! Imaginem que reclamam de pagar 60 reais de ANUIDADE! Se perdem por pontos em um campeonato então, coitado do juiz! Ou vocês acham que só no futebol o juiz é filho de uma mulher que presta serviços sexuais sob remuneração?

Não! A culpa é dos “cartolas” das associações, federações e confederações! Esse monte de velho chato que esta, às custas do nosso dinheiro (atletas), obtendo enriquecimento ilícito, desviando verba! Bem que eu ouvi dizer que um pessoal da CBME voou de jatinho fretado pro último PETZL Roc Trip! Malditos “Cartolas”!

Já sei, ainda não falei mal do meu lado empresário, tô querendo tirar o corpo fora! A culpa são dos donos das academias que se negam a receber as competições. Eventos tão bons para aumentar o faturamento, ganhar novos clientes, deixar tudo mais organizado! Afinal quanto não vale uma entrada ao vivo no Fantástico no domingo a noite?

Bom, reclamar é o esporte número 1 do brasileiro. Todos nós: atletas, organizadores, voluntários e diretores envolvidos nas competições temos muito o que reclamar destes anos todos. Então está colocado aqui o primeiro desafio.

PARAR DE RECLAMAR!

Como diria minha avó; não adianta chorar o leite derramado. O momento agora é de limpar a bagunça e unir forças. Nesta época, de Facebook, blogs e outras mídias sociais onde todos somos “Críticos Profissionais”, você publica o que comeu no café da manhã e dezenas de “amigos” estão prontos para falar que a dieta é muito gordurosa, que o leite faz mal, que o ovo isso, que a geleia com açúcar aquilo e por aí vai. Se é assim com um café da manhã, imagine com os rumos de uma associação de escalada!!!

De fato, muita coisa foi errada e que bom se aprendermos com tudo isso, ao invés de voltarmos a criticar os erros do passado. Mas as vezes nada como uma boa sacudida pra tirar o magnésio e apertar a cadeirinha, portanto um grupo de escaladores de diversos estados está se reunindo para uma possível, nova “associação brasileira”, voltada somente a escalada esportiva e de competição. Este rebuliço todo é apenas um ensaio dos primeiros movimentos, tem muita via pela frente ainda, mas uma coisa é certa; precisamos de gente de todo o país. Afim de trabalhar, de se voluntariar para organização dos campeonatos e principalmente, atletas que querem e gostam de campeonatos. Não adianta nada todo o trabalho se não tivermos atletas interessados!

Portanto, se você é atleta, dono de academia, simpatizante da escalada esportiva e quer ver o esporte se organizar novamente, você é nosso convidado para a reunião do dia 7/12/2013.

REUNIÃO – OS RUMOS DA ESCALADA ESPORTIVA EM 2014

Sábado, dia 07/12/2013, a partir das 19:00 no Espaço BBloc em São Bento do Sapucaí – Rua Major Monteiro de Carvalho, 96. Venha participar, dar sua opinião e trazer novas ideias…. Não venha RECLAMAR!

Se você é de outro estado e não puder comparecer mas quer ajudar, opinar e ficar a par do que está acontecendo, me envie um email ( alesilva@casadepedra.com.br ) com seu nome, de onde você é, e como quer ajudar ou participar. Se você é atleta e quer só competir, me envie um e-mail assim mesmo: sou fulano, do RJ e só quero competir. Nós te enviaremos informações sobre o andamento das coisas!

A participação de gente de todo o país é fundamental… Esqueçam o bairrismo, as brigas e rixas do passado, as inimizades entre academias e clubes. A escalada esportiva precisa da sua ajuda!

Boa escalada a todos! Alê Silva.

Anúncios

5 Respostas para “ESTAMOS TODOS ERRADOS

  1. To fora do cenário escaladorístico brasileiro, se é que algum dia estive nele, mas vendo tudo isso de fora, percebo que tais “fatalidades” vão servir mesmo para oxigenar, mostrar novas pessoas, atrair gente realmente interessada em trabalhar e não só em fazer lobby.
    Deixo meus votos de sucesso a todos os envolvidos e que todas essas dissoluções sirvam mesmo pra renovar tudo, assim como a vegetação volta fortalecida depois de um incêndio.

  2. O futuro da escalada indoor está dentro das academias, clubes e escolas. Não percam tempo tentando antecipar o futuro, arcar com responsabilidades, definir metas, … no país do futebol. É preciso construir estruturas, capacitar professores e tornar, antes de mais nada, o esporte acessível e popular.

    • Vou ter que discordar completamente da sua opinião Orlei. A escalada nunca estará dentro de escolas e clubes, assim como não estão outros tantos esportes caros e nada populares, porém muito bem organizados como o boliche, esgrima, tiro entre outros.
      Não é qualquer esporte que será popular e nem depende disso para ser organizado.
      A escalada no Brasil pode sim se organizar, crescer um pouco, mas nunca será popular como o Surf, pela simples razão de termos 7mil km de praias e quase nenhuma montanha.
      Estamos aqui reunindo atletas e pessoas interessadas em organizar o esporte em âmbito nacional, da forma como é hoje. Uma ou nenhuma academia nas principais capitais.
      Achar que vc vai capacitar professores com escalada é totalmente utópico, nem na França existem “professores” de escalada nas escolas.
      A escalada é um esporte de nicho e sempre será, pelo menos assim eu espero!
      Sua ajuda é muito bem vinda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s