Nova Publicação de ESCALADA!

Revista MONTANHAS #1

Revista MONTANHAS #1

Lá se vão 100 anos do montanhismo brasileiro comemorados em 2012. De lá pra cá quantas foram as publicações realmente voltadas para o nosso mercado?

Como bom brasileiro, nos orgulhamos da nossa história, levamos nossa bandeira pro cume das montanhas, mas sempre temos a mania de curtir o que vem de fora. As revistas Rock And Ice, Climbing, Alpinist, High entre outras são mensalmente aguardadas por todos, ou pelo menos eram até poucos anos.

Agora com a internet, temos praticamente tudo disponível em tempo real. As revistas podem ser “baixadas” em PDF ou qualquer outro formato digital e por isso aquela espera por notícias hoje quase não existe mais. Isso sem falar nos Blogs e Mídias Sociais, que praticamente invadem nossos celulares e desktops com avisos de novo conteúdo!

Mas há ainda quem aprecie o papel, o toque, o físico ao virtual… Nestes anos todos vimos algumas publicações virem e irem. Em nosso universo de pouquíssimos montanhistas, dos quais a maioria não quer pagar por uma revista; preferimos pegar emprestado do amigo, ou recorrer ao virtual.

Papel e impressão são caros, editoração, fotografias, pesquisa e viagens custam; distribuir esse material então, nem se fale! Mas depois de alguns números sem conseguir “fechar a conta” os guerreiros se dão por vencidos e a publicação vira história.  Daí começa entre a galera aquele burburinho. “Ahhh, que pena, você viu que a revista TAL acabou?”, “Pô, mas era tão bonita, tinha várias matérias legais, não entendi por quê fechou”.

Vale fazer a importante pergunta: Alguma vez você comprou uma delas? Não né, pegou emprestada, leu na academia, ou então pior ainda, só viu as fotos na internet!

Jornal MOUNTAINVOICES já na estrada desde 1980!

Jornal MOUNTAINVOICES já na estrada desde 1980!

Você assina o MOUNTAINVOICES? –  O jornalzinho com pouco mais de 20 páginas é editado e impresso na garra pelo Eliseu Frechou desde 1980! Caminhando para a edição de número #134, tem distribuição gratuita em lojas, academias e abrigos de montanha, mas pode ser também assinado pela quantia ínfima de R$40,00 por dois anos!  Ahhh, mas eu não vou com a cara do Eliseu… Ahhh, mas é muito bairrista da galera de São Paulo… Ahhh, mas é preto e branco… Ahhh, mas dá pra ler o PDF na net!

Bom, o que não falta é desculpas pra não gastar 40 reais por 2 anos de jornal, mas pensar num bem maior para o esporte, nem pensar né?

Revista Número #1 da HEADWALL em Janeiro de 2002.

Revista Número #1 da HEADWALL em Janeiro de 2002.

Da saudosa revista HEADWALL, nem me lembro mais quantas edições foram publicadas. Filippo Croso e o Eliseu Frechou deram uma ripa entre os anos de 2002 e 2004. Quem não ficou embasbacado com a qualidade da revista, com o número de páginas, pela editoração impecável? E lá vem a pergunta de novo, mas alguém assinou a revista ou comprou nas bancas? Só de amor a revista não sobreviveu!

Revista VERTIGEM, uma publicação paranaense que durou apenas 4 edições entre 1997 e 1999.

Revista VERTIGEM, uma publicação paranaense que durou apenas 4 edições entre 1997 e 1999.

E a revista VERTIGEM, publicada entre os anos de 1997 e 1999 que durou por 4 edições, alguém já tinha ouvido falar? Eu confesso que não e já escalava nesta época. Obviamente num mercado tão pequeno, a divulgação é indispensável para que uma publicação sobreviva. Hoje com a internet pelo menos a divulgação é um dos menores problemas.

Revista G3 Escalada e Montanhismo - Belo Horizonte 2007.

Revista G3 Escalada e Montanhismo – Belo Horizonte 2007.

E a Revista G3, Escalada e Montanhismo? Esta teve início em 2007 em Belo Horizonte. Não consegui mais informações, mas é quase certo que não exista mais. Se alguém tiver notícias, escreva pra mim.

Revista FATOR 2

Revista FATOR 2

Ahhh… Lembrei também da Revista Fator 2, se não me engano ainda é distribuída em algumas regiões. Alguém tem mais informações?

Bom, como vocês podem ver, gente a fim de fazer é o que não falta. Também não falta quem escreva, quem dê consultoria, quem fotografe, quem se ofereça para registrar e escrever sobre suas viagens e escaladas, só que falta o mais importante.

Falta quem consuma essas revistas!

Temos dois fatores muito importantes:

Por um lado você que escala, viaja, ou simplesmente simpatiza com os esportes de montanha, precisa assinar a publicação, comprar a revista. Não leia a do amigo, compre a sua, colecione essa informação valiosa. Tudo bem que hoje em dia, praticamente já está tudo na internet, mas a sua contribuição é essencial.

Por outro lado, e digo isso como empresário também. É importantíssimo que nós, donos das marcas nacionais de escalada e aventura, apoiemos as revistas. Eu sei que muitas vezes, e eu já pensei assim por diversas vezes, nos perguntamos: Pra quê anunciar numa mídia onde 99% do público que consome já conhece a minha marca?

Porquê é esse público que já te conhece, que fomenta o mercado nacional. Se não somos nós a apoiar essas pequenas publicações de nicho, quem apoiará? VISA, TIM, BRADESCO, GM? Duvido!

1º Edição da Revista MONTANHAS com o apoio da CASA DE PEDRA

1º Edição da Revista MONTANHAS com o apoio da CASA DE PEDRA

REVISTA MONTANHAS

Acabou de sair a nova Revista MONTANHAS – http://www.montanhas.net pelas mãos do Victor Beal do Paraná, e a colaboração de diversos nomes como Antonio Paula Faria, David Marski, Maximo Kausch, entre outros. Assim que soube da publicação, corri e mandei um email para o Victor dizendo que reservasse o espaço da Casa de Pedra, assim como fiz no início da Headwall e faço até hoje com as publicações do Mountainvoices e guias locais. Acho que é o mínimo que posso contribuir para que a publicação se firme no mercado!

Portanto, está aí o puxão de orelha pra uns, dica pra outros, mas o que vale é que cada um faça sua parte!

A revista acabou de ser lançada, entre no site deles e assine a revista! Já ouvi alguns dizendo, vou esperar a revista se firmar um ano pra depois assinar, mas é fato que a ordem dos fatores está invertida, e nesse caso faz toda a diferença. Primeiro assine a revista, e com isso ela irá se firmar e não o contrário!

Empresários de escalada, estão esperando o quê pra anunciar na revista? Ver o calibre dos outros anunciantes, pra ver se “vale a pena”?

Vamos lá, faça a sua parte que eu espero receber em casa minha centésima edição!

Boas escaladas!

Alê Silva – Montanhista, anunciante e leitor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s