Regrampeando a Chaminé dos Coroas (Pedra do Baú).

Como prometido em meu RELATO DE ESCALADA da Chaminé dos Coroas no último mês de maio, aproveitei este feriado para voltar lá, e com aval do CAP (Clube Alpino Paulista), regrampear essa via histórica e divertida.

Mais uma chapa velha sendo retirada.

Mais uma chapa velha sendo retirada.

Sozinho e com muita disposição, montei minha mochila, que mais parecia uma maleta de serralheiro: pé de cabra, arco de serra, alicate de pressão, chaves, martelo, furadeira, brocas e obviamente parabolts e chapeletas; e com quase 25 quilos nas costas parti para a via.

Como estava sozinho, obviamente meu plano foi acessar o topo da pedra; e com a corda de cima, apenas trocar ou recolocar as proteções deterioradas com o passar dos anos.

–       Meu deus, vocês não sabem o que foi subir aqueles mais de 500 degraus das escadinhas da face sul, com uma mochila deste peso nas costas! Qualquer step de academia ficou no chinelo!

Principais reposições de proteções na via.

Principais reposições de proteções na via.

Mas vamos ao serviço – Chegando ao topo da via, utilizei para ancoragem uma árvore sólida, a mesma que você deve usar quando for escalar. Me equipei todo, organizei os equipamentos e conforme ia descendo pela rota, comecei a substituir as proteções.

No total foram colocadas 7 chapas novinhas com parabolts de 10mm, mantendo totalmente a originalidade da linha.

A quantidade de spits velhos encontrados pelo caminho foi bem maior que a de proteções novas colocadas. Não estou aqui para julgar a conquista da época, mas me pareceu além do necessário o número de proteções, algumas com espaçamento de apenas 80cm.

Desta forma fiz a substituição apenas das proteções que julguei realmente necessárias para a segurança da escalada.

Bom, o serviço está feito… A via que estava esquecida no tempo, está agora pronta para receber os escaladores mais audaciosos. Aproveitem o tempo seco, o friozinho da serra, as proteções novas e vá curtir a escalada! Espero que curtam a roubada! Rs rs rs

Por falar em roubada… Roubada mesmo foi depois do dia todo de trabalho, chegar exausto ao estacionamento umas 8 e meia da noite e descobrir que eu havia perdido a chave do carro!!! Portanto se você passar por lá e encontrar um chave de Mitsubishi presa a um mosquetão, por favor me devolva só a chave e ganhe de presente o mosquetão!

BETA

–       Equipos: 6 costuras, Camalot #1 ao #3 ou similares, algumas fitas longas, roupas velhas, 1 corda de 50m já é suficiente. Se quiser pode levar também uma máscara para gases tóxicos!

–       Acesso pela trilha que contorna a Bunda do Baú. Como o fluxo ainda é pequeno a saída da trilha para a base da chaminé ainda não é muito clara. Leia o RELATO DE ESCALADA para entender melhor como chegar na base.

–       Se fizer a escalada no fim de tarde o espetáculo da revoada das Andorinhas é impagável!

Vá lá, escale, mande fotos, me envie sua opnião!

Boas escaladas,

Alê Silva.

Anúncios

5 Respostas para “Regrampeando a Chaminé dos Coroas (Pedra do Baú).

  1. Olá Alê, Adoro escaladas clássicas, e quando soube que vc tinha regrampeado a via Chaminé do coroas, fiquei animadíssima pra tentar escalar essa via. Resultado fomos esse fds lá. E foi sensacional!! Não encontramos um ponto para colocar uma peça movel lá fizemos com as proteções que vc colocou. Pura adrenalina…rs Mas valeu a pena! 🙂 Obrigado por deixar a via em boas condições para novos escaladores.Excelente trabalho!

    • Olá Michele, que bom que gostaram, sem dúvida uma via completa com uma pitada de adrenalina! Os móveis podem ser usados entre as 2 chapeletas na primeira parte. Um Camlot #3 encaixa perfeitamente no buraco a esquerda. Mais acima, depois do lance da Chaminé propriamente dita, também cabem algumas peças no pedrão encaixado antes de chegar na árvore do fim da via. Mas claro que dá pra passar sem eles…
      Se tiver umas fotos mande pra mim! Grande abraço, Alê Silva. ale@casadepedra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s