Ouray Ice Park

Ouray Ice Park em Box Canyon

A cada ano que passa mais points de escalada pipocam pelos quatro cantos do país, desde Big Walls no Espírito Santo, como falésias de níveo gringo em Minas ou sul do país, mas se tem uma coisa que o montanhista Brasileiro ainda pode choramingar, é a carência de montanhas nevadas, escaladas alpinas ou paredes de gelo. Essas infelizmente não dependem de nosso desenvolvimento, mas sim do relevo e clima.

Felizmente temos opções de acesso relativamente fácil em nossos vizinhos Argentina, Peru e Bolívia. Desde altas montanhas como Aconcágua (AR), Huayna Potosi (BO), Alpamayo (PE) ou escaladas Alpinas fantásticas como Fitz Roy e Cerro Torre (AR).

Muitas dessas já estive pessoalmente e sem dúvida são escaladas fantásticas, no entanto em boa parte delas precisa-se de grande experiência e vivência de montanha mesmo nas vias consideradas mais “fáceis”.

Pois bem, neste último mês de janeiro tive a oportunidade de conhecer o ICE PARK na cidade de Ouray no Colorado, EUA, e se existe uma forma mais segura, ou “menos perigosa” de se praticar a modalidade de “escalada em gelo”, pode ter certeza que dificilmente existe outro lugar no mundo melhor que Ouray.

A pequena cidade de Ouray fica no coração do estado do Colorado, há cerca de 1hora de carro de Telluride. Logo, você pode escalar alguns dias e ainda praticar esqui ou snowboard nos seus “day off”.

Com pouco mais de 1000 habitantes, Ouray é  formada literalmente por uma única avenida e meia dúzia de pequenas ruas onde você encontra facilmente tudo o que precisa para sua estada. Pousadinhas de excelente custo benefício, lanchonetes, mercado e obviamente uma bem equipada loja de montanha. Os hotéis geralmente dão desconto para grupos de “ice climbers” portanto barganhe.

A parte boa de Ouray é que subindo a avenida principal, talvez 1km de caminhada se muito, você chega ao Box Canyon onde localiza-se o Ice Park.

Como o próprio nome diz, o Ice Park é um canyon de aproximadamente 2 km de extensão onde uma parceria público privada instalou mangueiras no topo, para que no início do inverno começem a se formar paredes de gelo em toda sua extensão, caracterizando desta forma uma parque de gelo.

A diversidade, tamanho, inclinação e qualidade das paredes de gelo é impressionante. O acesso às paredes dá-se quase que sempre por cima onde pontos de ancoragem já estão pré montados, ou seja: basta caminhar 5 minutos do seu carro, armar sua corda e descer de rapel para iniciar a escalada. Diversas passarelas no topo e escadas facilitam ainda mais o acesso à base do canyon em alguns pontos.

Resumindo, se você nunca escalou em gelo e quer experimentar a brincadeira com segurança, este é o lugar ideal:

– Fácil acesso.

– Centenas de vias em top rope.

– Pontos de ancoragem prontos.

– 15 minutos de caminhada do seu hotel, ou 5 minutos do estacionamento.

A altura das paredes pode variar de 25 a 50 metros. Há setores reservados para a escalada guiada, além de um setor bem positivo para um “campo escola”. Chegue cedo, 8:00h, 9:00 da manhã no máximo para pegar a parede que você realmente quer. Caso contrário você acabará escalando na parede que “sobrou”. O fluxo de gente é bem grande todos os dias da semana!

Bom, o resto vocês já sabem… Façam silêncio no canyon, levem todo o lixo embora, respeitem os próximos. IMPORTANTE – só podem descer no canyon escaladores utilizando CRAMPONS e CAPACETE. Neste tipo de escalada é muito comum o gelo se quebrar e grandes pedras caem a todo o momento. Portanto fiquem ligados!

Se interessou pelo ICE PARK? Se tiverem qualquer dúvida, entrem em contato que passo mais informações. Sem dúvida alguma este é o lugar ideal para se pegar o jeito, aclimatar com os equipamentos, procedimentos no gelo e ficar preparado para as escaladas maiores em ambiente alpino.

Mais informações: OURAY ICE PARK

Boas escaladas, Alê Silva.

Anúncios

2 Respostas para “Ouray Ice Park

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s