TO DO LIST

Bugaboo glaciar - Canadá

A vida é algo único e maravilhoso, pena que passe rápido demais. Ainda há 2 anos de completar meus 40, não posso reclamar de tudo o que já vivi, mas também não vou me acomodar e ver os anos passar.

No tempo dos meus avós, 40 talvez fosse pouco mais da metade de uma vida. Dos meus pais, eu espero que vivam pelo menos até os 90. E eu quem sabe, saia dos “enta” e chegue aos 100. Pois bem, se meus planos são chegar aos 100 então 40 ainda é pouco.

A maioria de nós dorme ou deveria dormir 8 horas ao dia. Depois temos horas perdidas no trânsito, trabalho, afazeres do lar, cuidados com a esposa e filhos, e no meio disso tudo ainda temos que achar tempo para treinar.
Quando digo treinar, entenda da forma como quiser: 30 minutos na esteira, 1 hora de escalada na academia, ou 6 horas de bike, natação e corrida, não importa.
Seja você um tri-atleta, escalador amador, corredor de fim de semana, ou atleta de competição, o que importa é fazer do seu “treino” um momento só seu, de fuga de todos os problemas do dia a dia, onde você possa se dar a liberdade de sorrir, de errar sem culpa, de conhecer seu corpo e tentar melhorá-lo, para assim como eu, tentar chegar aos 100 com saúde física e mental.
Você já percebeu que ao dirigir para o trabalho, escola, ou algum lugar que você está muito acostumado, parece que o tempo passa muito mais rápido que para algum lugar novo? A ansiedade de chegar ao desconhecido parece que alonga o tempo. Pois essa sensação é a mesma com a vida. Se você vive na rotina diária, sem “novidades” ou lugares “desconhecidos”, tem a impressão que o ano passa voando.
Pois a forma de alongar o tempo é sair da rotina. Vá a lugares diferentes, corra maratonas em outros países, escale em lugares que você ainda não escalou.
Eu mesmo, sou um apaixonado assumido pela Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Lá fiz minha casa de campo e sempre que posso, fujo para o que chamo de “meu quintal”. Mas por muitas vezes me pego deixando de conhecer um lugar diferente pela comodidade de voltar ao meu “porto seguro”, e desta forma os anos se passam e não conheci nada novo!
Hoje escrevo de um quarto de hotel na cidade de Ouray, EUA, onde estou gozando de uma semana fantástica. Estou escalando cascatas de gelo em meio as montanhas do Colorado e tenho essa exata impressão. Porquê não vim conhecer esse paraíso antes? Porquê voltei tantas vezes a tantos lugares que já conhecia? Porquê eu escalo tantas vezes as mesmas vias se há tanto a ser descoberto?
Claro que já passei por isso antes em outras viagens, essa sensação não é nova, mas parece que quando estamos imersos na rotina esquecemos o quanto é bom conhecer novos lugares. Hoje, deste “lugar diferente”, consigo enxergar a variedade de outros lugares que ainda tenho pra conhecer, então vou aproveitar esse momento para fazer a minha “TO DO LIST”.
Não sei ainda se colo essa lista na porta da minha geladeira, se num recadinho na tela do meu computador, ou se vou apenas me esforçar para lembrar de tantos lugares maravilhosos que ainda quero conhecer.
Mas quarenta ainda é pouco… Se quero viver até os 100, será que posso pelo menos me dar ao luxo de escolher mais 60 destinos?
Mesmo que eu não consiga riscar todos os itens na porta da minha geladeira, pelo menos vou me esforçar para riscar a maioria. Só não quero voltar e mais uma vez, me perder na rotina.
Qual será o segredo de não se deixar consumir pela rotina? Acho que tenho mais perguntas do que respostas, mas pelo menos uma coisa é certa. Hoje eu comecei a escrever a minha “TO DO LIST”.
Colocar no papel talvez seja o primeiro passo… Boas escaladas!
Ahhh… a foto acima está na minha TO DO LIST – Parede Bugaboo em British Columbia, Canadá. Escalada linda e “fácil” (5.9) pela aresta! Quem topa?
Deixe um comentário

