Fazendo mágica em 35 Litros!

Tudo isso tem que entrar na mochila de 35L

Em meu último POST sobre a volta a Torres del Paine finalizei dizendo que contaria mais um pouco sobre os equipamentos e “truques” para ir leve no trekking!

Na verdade leveza no trekking não tem muito segredo não. A diferença se dá apenas na qualidade do equipamento,  e o quanto você está disposto a abrir mão de conforto e ítens extras na mochila…

Outra boa alternativa é passar fome na trilha… Brincadeiras a parte, vocês verão na tabela abaixo que comida é sem dúvida o grupo mais pesado na mochila.

Meu primeiro grande desafio nesta viagem é conseguir fazer a volta no parque em metade do tempo, e o segundo sem dúvida é fazer caber todos os itens necessários na minha minúscula mochila de 35 Litros.

Veja na tabela ítem a ítem da montagem e preparação da minha mochila:

Item Peso
Barraca MARMOT Home Alone Bivy 925g
Isolante Térmico THERMA-A-REST Neo Air 375g
Saco de dormir MARMOT Helium -9C 1076g
Peso total “ABRIGO” 2376g
Mochila MARMOT ODIN 35L 1670g
Capa de mochila DEUTER RAI COVER 30-50L 99g
Peso total “MOCHILA” 1769g
Fogareiro MSR REACTOR + Gaz TEK GAZ NAUTICA 917g
Prato de acampamento SEA TO SUMMIT 88g
Jogo de Talheres SEA TO SUMMIT 28g
Dromedário MSR 4Litros 128g
Peso total “COZINHA” 1161g
Conjuntos de meia SOLO VELOCE + SOLO TREKKING 103g
Par de luvas POWER STRETCH MOUNTAIN HARDWARE 43g
Camisa DRY SAUCONY 160g
Blusa base layer SOLO X-THERMO ZIP 241g
Calça base layer SOLO X-THERMO 228g
Cuecas SOLO X-SENSOR 67g
Calça impermeável MARMOT PRECIP 270g
Jaqueta impermeável THE NORTH FACE PRO SHELL GORE TEX 432g
Peso total “VESTUÁRIO” 1544g
Toalha SEA TO SUMMIT TEK TOWEL 155g
Higiene Pessoal e Farmácia 766g
Peso total “Higiene Pessoal” 921g
Carregador solar USB SOLIO 143g
Lanterna de cabeça BLACK DIAMOND 97g
Câmera fotográfica CANON G12 475g
Peso total “OUTROS” 715g
Sacos GU CHOMPS 600g
4 Refeições liofilizadas 800g
Queijo Provolone 461g
Preparado de Mate solúvel + açúcar 311g
Preparado de Leite em pó + achocolatado 550g
Refeições de Noodles japonês 390g
Pacote de pão Sírio 550g
Pacote de Biscoitos 200g
Barra de Chocolate 100g
Mix de Frutas desidratadas – Maça, abacaxi, caqui, banana, damasco 750g
Preparado de sementes – Nozes, amendoas e castanhas de cajú 400g
Preparado de granola 250g
Pote pequeno de manteiga 200g
Pote de NUTELLA 433g
Peso total de “ALIMENTAÇÃO” 5995g
PESO TOTAL DA MOCHILA CARREGADA 14,48KG

Claro que alguns ítens de luxo como um “Pote de Nutella” não é algo indispensável no Trekking, mas pra mim umas boas colheradas deste “manjar dos deuses” faz toda a diferença pro ânimo do dia seguinte!

Uma boa combinação de excelentes materiais, como: uma barraca extremamente leve, saco de dormir de pena de ganso, bastões de carbono, isolante térmico inflável super leve, e tantos outros equipamentos de ponta me permitiram uma mochila de pouco menos de 15Kg pronto para encarar 5 dias de auto-suficiência na caminhada. Vale lembrar que a comida, que é um dos itens mais pesados na mochila também fica mais leve a cada dia que passa. Portanto estou bem satisfeito com o resultado final… Agora é só esperar até segunda pra colocar em prática todo o planejamento da viagem!

A você que acompanha este BLOG, estarei por uma semana no meio do mato, enfiado entre as montanhas e glaciares!!! Não é muito tempo, mas é o suficiente para esquecer o resto do mundo… Sem emails, jornais e televisão. Sem posts, Facebooks, Twitter e blogs, realmente isolado, descansando a cabeça para voltar com força e disposição para a correria de Natal nas lojas da Casa de Pedra.

Prometo trazer muitas fotos e boas histórias para contar… Até a próxima semana!

Alê Silva

4 Respostas para “Fazendo mágica em 35 Litros!

  1. Como sempre muito bom Post…. eu só trocaria a Nutella por um potão de Peanut Butter Crunch (I love it!), estaremos por aqui aguardando as historias no retorno!! abraço.

  2. tenho uma pequena duvida e gostaria de uma ajuda, estou procurando uma mochila de 35 ou 40 l, da north face, minha utilização sera casa trampo, aproximadamente 40km diário ida e volta, vou levar dentro a roupa do trampo, toalha, sapatos, alguns lanches, e alguns dias talvez algumas coisas a mais, tipo laptop, livro, uma roupa a mais tipo berma e regatase tb uma roupa reserva de pedal, pq se na ida estiver chovendo n tenho onde secar a roupa do pedal para voltar! qual tamanho e ideal 35 ou 40l, tb lembrando que n quero levar tudo amassado pq n tenho onde passar a roupa no trampo! desde ja agradeço a ajuda! se tiver alguma outra marca de mochila boa para indicar agradeço pois tenho que me preocupar com sol e chuva!

  3. O post foi muito bem feito mesmo!! Quando eu acampo geralmente levo algumas roupas, equipamentos a mais que acabam ficando dispensáveis, além de deixar a mochila muito mais pesada

Deixe um comentário

