Luz de LED no fim do túnel!

Desenhando com HEADLAMPS numa noite Peruana!

Durante a prática de quase todos os esportes de aventura ou contato com a natureza nós estamos suscetíveis a “contra-tempos”.

Na escalada uma via pode demorar mais do que o esperado. Uma chuva repentina pode nos atrasar por horas, ou mesmo nos segurar a noite no meio do mato.
Na bike um pneu ou problema mecânico pode nos prender por horas na trilha, ou uma bifurcação errada no trekking nos levar a horas perdidos.
Na montanha, quase sempre dá-se início à escalada antes mesmo do sol nascer, quando as condições de neve são mais propícias e seguras.
Em cada uma dessas situações a noite chega, e sem uma headlamp à mão, um problema aparentemente simples pode se tornar perigoso.
Os exemplos são infindáveis. O uso de lanternas nas atividades outdoor são uma constante, seja por necessidade ou emergência, e dessa necessidade nasceram as HEADLAMPS ou Lanternas de cabeça, justamente para que as mãos possam permanecer livres para escalar, pedalar, segurar bastões ou mesmo cozinhar ou manipular objetos.
No mundo ideal as características de uma lanterna com esse propósito devem ser leveza e potência, mas com economia de energia.
Já a alguns anos o LED – Light Emitting Diode – ou Diodo que Emite a Luz, vem aos poucos tomando o espaço das lâmpadas incandescentes, halógenas e xenon nas lanternas portáteis esportivas.
Esta mudança não é a toa pois as lâmpadas de LED apresentam diversas das característica citadas acima como ideais:
1-      Não queimam e duram muito mais do que as lâmpadas comuns.
2-      Necessitam de bem menos energia para gerar a mesma intensidade de luz, ou seja, consomem muito menos pilhas.
3-      Podem funcionar em diferentes intensidades sem tornar a iluminação avermelhada.
4-      Não contém mercúrio ou chumbo.
5-      Seu tamanho menor e vida útil longa produz menos lixo.
Existe uma noção intuitiva de que quanto maior a potência do LED (watts) mais luminoso ele é. De uma forma geral esse conceito não está errado, mas a luminosidade depende não apenas da potência, mas também da qualidade do material empregado e do projeto da lanterna. Por esta razão alguns fabricantes também utilizam a unidade Lumens, que é uma medida mais apropriada para medir a intensidade luminosa.

Headlamp ICON da BLACK DIAMOND

Abaixo seguem algumas características e especificações usadas pelo fabricante BLACK DIAMOND, que sem dúvida alguma é referência na qualidade de seus produtos.

Single Power
: Intensidade de 1 a 40 Lumens. Este tipo de lanterna emprega os LEDs convencionais utilizados em lanternas  e normalmente eram chamadas de Super Bright (Super Brilhante), ou eventualmente LEDs de 0,5w. Com a evolução da tecnologia acabou sendo a categoria menos luminosa utilizada pela Black Diamond. O consumo de energia é muito baixo e é ideal para iluminação de curta distância como para leitura, cozinha e atividades normais em acampamento.

Double Power
: Intensidade de 41 a 80 Lumens. LEDs que conciliam bem o consumo de energia e a intensidade da luz. Ideal para iluminação de meia distância como para caminhada em trilhas. Estão munidos de um circuito eletrônico que controla a intensidade da luz.

Triple Power
: Intensidade de 81 a 150 Lumens. LEDs com refletor duplo facetado para longo alcance. São indicados para atividades que exigem maior alcance de luz ou quando tem que se procurar objetos menores e não evidentes à certa distância (como chapeletas de proteção na escalada). Os modelos mais potentes incorporam design para dissipação de calor e regulagem eletrônica.

Quad Power
: Intensidade superior a 150 Lumens. LEDs com circuitos controladores que emitem um facho de luz muito forte.
Categorização das lanternas da BLACK DIAMOND
Icon: Triple Power – Max. 100 Lumens com LED de 3w
Spot: Double Power – Max. 47 Lumens com LED de 1w
Cosmo: Single Power – Max. 15 Lumens com LED de 0,5w
Gizmo: Single Power – Max. 12 Lumens
Apollo: Double Power – Max. 56 Lumens
Orbit: Double Power – Max. 45 Lumens
Comparativo de alcance da Luz Alta
Modos de operação e regulagens
A maioria das lanternas de cabeça e de ambiente da Black Diamond possuem modos de operações e/ou regulagens. Com isso você pode mudar de sistemas em operação ou alterar a intensidade luminosa do seu equipamento.
A regulagem da intensidade das lanternas de cabeça são feitos com um toque no botão interruptor (sem fazer o click). Esse procedimento aciona também o modo pisca-pisca nos modelos em que o recurso é disponível. Nas lanternas de iluminação ambiente a regulagem de intensidade é feita pressionando o botão interruptor até obter a luminosidade desejada.
Isso confere uma maior versatilidade ao equipamento e possibilita a você escolher uma luminosidade adequada para cada situação e não desperdiçar a energia da pilha desnecessariamente.
O modo pisca-pisca pode ser utilizado para marcação de pontos estratégicos (como acampamento de montanha) ou para sinalização.
Variação de Intensidade Luminosa com o Tempo de Uso das Pilhas
Uma qualidade muito apreciada nas lanternas de uso esportivo é a qualidade da luz. Existem equipamentos que iluminam muito com pilhas novas, mas a potência da luz decai rapidamente com o desgaste das pilhas.
O Black Diamond tem buscado tecnologias mais avançadas que possibilitam a melhor manutenção da qualidade da luz ao longo do tempo.
 
Obs: As tabelas acima foram baseadas em testes de laboratório com pilhas alcalinas de alta qualidade. O comportamento das lanternas podem variar de acordo com a qualidade das pilhas nelas empregadas.
CONCLUSÃO: O LED dura mais, gasta menos e a qualidade e potência de luz pode ser regulada se adequando ao uso destinado. Sem dúvida alguma um equipamento de segurança que não pode faltar na mochila do aventureiro.
Agradecimentos ao MAKOTO ISHIBE. Fonte: http://www.nozica.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s