Barraca 3 ou 4 estações? Entenda as diferenças.

Acampamento alto Huayna Potosi, Bolívia.

Tenho observado nestes últimos anos que boa parte dos clientes novatos no mundo “outdoor” e mesmo alguns já com bastante vivência de campismo ainda não esclareceram completamente as diferenças entre as barracas de 3 e 4 estações. Boa parte dessa confusão até pode ser compreendida, uma vez que no Brasil uma barraca de 3 estações nos atende perfeitamente durante o ano todo.

Basicamente a barraca 3 estações é utilizada no outono, primavera e verão, e a de 4 estações, por exclusão, é uma barraca de inverno.

Interior bem ventilado com tecido em mash, de uma barraca 3 estações.

A barraca de 3 estações geralmente é uma barraca mais leve e arejada, com boa parte do seu interior em “mesh” tela perfurada, para maior ventilação. Essas barracas podem possuir varetas em alumínio, fibra de vidro ou carbono. A barraca de 3 estações é muito utilizada para trekking leve, camping na praia, campo ou montanha (em situações sem neve).
As barracas de 4 estações são indicadas principalmente para o inverno em situações de frio extremo, camping em glaciares e/ou onde há precipitação em forma de neve. São barracas mais pesadas (em torno de 15%) devido às suas varetas e tecido reforçados para que resistam a ventos mais fortes.
Outras características relevantes são: quase sempre possuem forma de iglu, sem áreas planas em sua superfície, para que não haja acúmulo de neve e consequente colapso do teto. São barracas com mais de 3 varetas e auto portantes para maior resistência aos ventos. Podem possuir uma saia ao redor do sobre-teto, para melhor vedação e consequente conforto térmico, além de um avanço para deixar botas de neve, crampons e outros equipamentos.

Típica barraca 4 estações com seu formato iglu, avanço com saia de neve e pouca ventilação.

Essas são as características principais, no entanto cada fabricante desenvolve atributos próprios, com evoluções tecnológicas, nomes e siglas que agreguem valor aos seus produtos.
Portanto, antes de comprar sua próxima barraca faça uma análise das suas necessidades: Pra onde eu vou? Que temperatura vou pegar? Preciso de conforto ou leveza é primordial? Quantas pessoas eu preciso abrigar? Posso pegar precipitação em neve?
Fica aqui uma dica: as vezes é melhor você levar uma barraca para 3 pessoas, com 4kg de peso total, onde um praticante carrega o interior, o outro o sobre-teto e o terceiro as varetas e estacas (1,33kg por pessoa), do que cada um levar uma barraca individual de 2kg.
Mais importante do que ter o “melhor” equipamento, é ter o equipamento correto para cada situação.
Bom camping, um bom sono a todos!
Alê Silva.
Anúncios

Uma resposta para “Barraca 3 ou 4 estações? Entenda as diferenças.

  1. Valeu Ale!
    Muito bom comentário… estou indo para o Torres del Paine-CHI… de bike. .. vou levar uma UL tent …de <2kg… espero que aguente!…
    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s